A explicação pela qual nós existimos:
A sociedade atual pode desfrutar de comodidades antes inimagináveis: compras online, serviços de delivery, pagamentos através de tecnologias de NFC, cartões de crédito internacionais, criptomoedas e muitas outras facilidades.
O problema é que nem todas as pessoas do mundo possuem acesso a tais serviços. De acordo com a Fundação Bill e Melinda Gates, cerca de 1.700.000.000 pessoas em todo o mundo são excluídas dos serviços financeiros formais, como poupança, pagamentos, seguros e crédito. Nas economias em desenvolvimento, apenas 63% dos adultos possuem contas bancárias. As mulheres são excluídas destes sistemas financeiros com mais frequência.
A maioria das famílias pobres operam quase que inteiramente através de uma economia baseada no dinheiro tradicional. Isso significa que eles têm que economizar em dinheiro vivo ou ativos físicos, como itens que possam ter valor e que possam ser convertidos em dinheiro quando necessário ou possível.
Além da facilidade em se gastar (ou perder ou mesmo ser furtado ou roubado) as notas de dinheiro físico, o fator maior de maior preocupação é que esta forma de "poupança" não gera juros e pode facilmente perder valor ao longo do tempo, principalmente em países com elevadas taxas de juros.
Para enviar dinheiro para a família ou outras pessoas, aqueles sem uma conta bancária tem que confiar em correios ou amigos que transportem o dinheiro fisicamente, o que é caro, inseguro e lento. Para emprestar dinheiro em uma emergência, eles devem recorrer a agiotas que cobram notoriamente altas taxas de juros.
Sem histórico financeiro formal (cadastro positivo), as pessoas também perdem a oportunidade de receber créditos como financiamentos imobiliários ou mesmo investimentos necessários para se iniciar um novo negócio, mesmo que pequeno. Além disso, torna-se muito mais desafiante encarar contratempos financeiros comuns, como doenças, problemas domésticos ou despesas inesperadas. Muitas vezes, a exclusão financeira dificulta a superação da pobreza.
Referências em inglês: https://www.gatesfoundation.org/What-We-Do/Global-Growth-and-Opportunity/Financial-Services-for-the-Poor